AS PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO 20



A Psicologia enquanto um ramo da Filosofia estudava a alma. A Psicologia científica nasce quando, de acordo com os padrões de ciência do século 19, Wundt preconiza a Psicologia “sem alma”. O conhecimento tido como científico passa então a ser aquele produzido em laboratórios, com o uso de instrumentos de observação e medição. Se antes a Psicologia estava subordinada à Filosofia, a partir daquele século ela passa a ligar-se a especialidades da Medicina, que assumira, antes da Psicologia, o método de investigação das ciências naturais como critério rigoroso de construção do conhecimento.

Essa Psicologia científica, que se constituiu de três escolas — Associacionismo, Estruturalismo e Funcionalismo —, foi substituída, no século 20, por novas teorias.

As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia neste século são consideradas por inúmeros autores como sendo o Behaviorismo ou Teoria (S-R) (do inglês Stimuli-Respond— Estímulo-Resposta), a Gestalt e a Psicanálise.

• O Behaviorismo, que nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior).

• A Gestalt, que tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia científica do século 19, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. A Gestalt é a tendência teórica mais ligada à Filosofia.

• A Psicanálise, que nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.

Nos próximos três capítulos, desenvolveremos cada uma dessas principais tendências teóricas, a partir da apresentação de alguns de seus conceitos básicos. Em um quarto capítulo, apresentaremos a Psicologia Sócio-Histórica como uma das vertentes teóricas em construção na Psicologia atual.

14 comentários:

Anônimo disse...

Grato pelos artigos escritos. São de muita utilidade.

Cristina disse...

Muito bom!bem resumido em fácil de aprendizagem!

Unknown disse...

tirei as minhas duvidas. Muito bom esclarecimento. E
sse conteúdo é muito interessante, porque expressa como surgiu a Psicologia.

Edilene Cristina Junqueira monte disse...

Muito bom.mesmo gostaria muito de aprender cada vez mais da psicologia do século 20 eu amo psicologia

Anônimo disse...

infelismente o grande problema da psicologia é dizer, traduzir um olhar milpe, e treinado,dominado por leitura de tema doutrinario descrevendo no cliente paciente,questões de aculturação e comportamentos endoapreendidos,durante a vida ou parte apreendidos ou percebidos durante uma passagem ou experiência lapso temporal ou sensorial perceptiva.

Anônimo disse...

Aff. Quer falar difícil, mas não sabe nem escrever.

Unknown disse...

Adorei do conteúdo é bastante interesante

Unknown disse...

O mundo da psicologia é agradável.

Unknown disse...

Gostei de ter aprendido mais sobre a origem da psicologia. Estou mais esclarecido!

Glorinha disse...

adorei e obg por compartilhar vou por no meu trabalho de psicologia gratidão!

Anônimo disse...

Muito obrigada já tirei as minhas dúvidas

António Rui Canhama disse...

Quais às principais teorias de século XX?

Anônimo disse...

Muitos conteúdo

Anônimo disse...

Qual é a importância das teorias do século xx